
Administrar é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
O objetivo do curso de administração é o uso racional dos recursos disponíveis para alcançar o objetivo organizacional.
Este blog tem por objetivo divulgar o modelo de autogestão e desenvolvimento empresarial e sua importância nos contextos da Administração atual. É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Autogestão e Desenvolvimento do curso Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Bruna, Bruna Ribeiro, Francielih Dorneles e Paula Barcelos

A economia solidária surgiu como movimento social na Inglaterra, durante o século 19, como forma de resistência - por parte da população socialmente excluída - ao crescimento desenfreado do capitalismo industrial. O movimento de economia solidária tem crescido rapidamente, não apenas na Europa e no Brasil mas também outros países.
O seu crescimento no contexto brasileiro se deve a vários fatores, dentre os quais vale destacar a resistência de trabalhadoras e trabalhadores à crescente exclusão, desemprego urbano e desocupação rural. Tal resistência se manifesta primeiramente como luta pela sobrevivência, na conformação de um mercado informal crescente, onde iniciativas de economia popular tais como a atuação de camelôs, flanelinhas, vendedores ambulantes etc., normalmente de caráter individual ou familiar, vem crescendo.
Muitos consumidores ainda enxergam na economia solidária apenas um meio encontrado por produtores de baixa renda ou desempregados para sobreviver.
A economia solidária vai além da geração de renda e traz propostas de mudanças nas relações interpessoais e com o meio ambiente. Cooperação, não competição, preservação dos recursos naturais, não exploração dos trabalhadores, igualdade de poder na tomada de decisões na empresa e responsabilidade com a comunidade local onde o empreendimento está inserido são princípios que norteiam essa prática.
Tecnologia Social - Agroindústria do Babaçu por videosmussambe no Videolog.tv.
Este texto utilizou informações do texto Aproveitamento total do babaçu, de Vinícius Carvalho, jornalista do Portal da RTS. Disponível em: http://www.rts.org.br/noticias/aproveitamento-total-do-babacu


Administração Complexa é uma metodologia gerencial oriunda da Ciência da Complexidade, que entende a organização como sistema complexo capaz de aprender e adaptar-se, a partir de pressões ambientais. Tal compreensão permite que se tire proveito da capacidade de auto-organização natural desses sistemas.
Ela possui 4 princípios básicos:
A nova ciência da Complexidade pode trazer um grande alívio para os administradores ao mostrar a mais interessante característica dos “sistemas complexos adaptativos”: a capacidade de auto-organização.

"TODO EMPREGO É UM TRABALHO, MAS NEM TODO TRABALHO É UM EMPREGO."
Vale dizer então que há diferença entre trabalho e emprego.Enquanto o primeiro envolve a atividade executada em si, o segundo refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.
Metáfora da empregabilidade:cada espécie de afalópode possui diferentes quantidades de tentáculos que são usados para agarrar as oportunidades e sobreviver num ambiente instavél e em mudanças constantes.






Somente um indivíduo autônomo terá sucesso nas esferas econômica, psicológica, sócio-cultural e/ou política, pois é um indivíduo que interroga, reflete e delibera com liberdade e responsabilidade, ou como diz Castoriadis, "é capaz de uma atividade refletida própria",e não de uma atividade que foi pensada por outro sem a sua participação.Uma pessoa com autonomia diminuída, de outra parte, é, pelo menos em algum aspecto, controlada por outros ou é incapaz de deliberar ou agir com base em seus desejos e planos. Por exemplo, pessoas institucionalizadas, tais como prisioneiros ou indivíduos mentalmente comprometidos tem autonomia reduzida.
Jean Piaget caracterizava "Autonomia como a capacidade de coordenação de diferentes perspectivas sociais com o pressuposto do respeito recíproco".
