quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O coneito de Desenvolvimento Organizacional


De acordo com Chiavenato (2010), desenvolvimento organizacional (DO)"é o conjunto organizado de ações focadas na aprendizagem (intencionais e propositais) em função das experiências passadas e atuais, proporcionadas pela organização, dentro de um específico período, para oferecer a oportunidade de melhoria do desempenho e/ou do crescimento humano. Inclui três áreas de atividades: treinamento, educação e desenvolvimento."
Jacobsohn, expõe a visão de diferentes autores sobre o ceonceito de DO:
Para Beckhard (1969), é um esforço planejado, o qual “abrange toda a organização, e administrado do alto, para aumentar a eficiência e a saúde da organização através de intervenções planejadas nos “procedimentos” da organização e usando os conhecimentos fornecidos pelas ciências do comportamento”.
Bennis (1972) diz que é uma “resposta à mudança, uma complexa estratégia educacional que tem por finalidade mudar crenças, atitudes, valores e a estrutura da empresa, de modo que elas possam melhor adaptar-se aos novos mercados, tecnologias e desafios e ao próprio ritmo vertiginoso da mudança.”
O primeiro autor caracteriza o DO como ações focadas na aprendizagem, enfatiza a idéia de melhoria de pessoal oferecida pela organização. O segundo,apresentado por Jacobsohn, como um esforço planejado; focaliza a melhoria na organização pela intervenção nos procedimentos através da alta administração. E o terceiro, como estratégia educacional; adaptação que conduz a melhorias e mudanças na organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário