quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Território e territorialidade seriam sinônimos?

Não. Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Barsa:
• Território: 1. Terreno mais ou menos extenso. 2. Porção da superfície terrestre pertencente a um país, estado, município, distrito, etc. 3. Jurisdição. 4. Região sob a jurisdição de uma autoridade.
• Territorialidade: 1. Condição daquilo que se acha compreendido no território de um Estado. 2. Limitação da força imperativa das leis ao território do Estado que as promulga.
Ou seja, o território é caracterizado, principalmente, como uma porção de terra, que pertença a um Estado e que possua um agente de autoridade. A territorialidade surge a partir do território, é o limite da força das leis que dominam determinado território.
De acordo com Andrade (1995) apud Bordo et al , o território “está associado à idéia de poder, de controle, quer se faça referência ao poder público, estatal, quer ao poder das grandes empresas que estendem os seus tentáculos por grandes áreas territoriais, ignorando as fronteiras políticas.”
Já a territorialidade, pode vir a ser encarada tanto como o que se encontra no território, estando sujeito à sua gestão, como, ao mesmo tempo, o processo subjetivo de conscientização da população de fazer parte de um território, de integrar-se em um Estado [...] A formação de um território dá às pessoas que nele habitam a consciência de sua participação, provocando o sentido da territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma consciência de confraternização entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário