quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tecnologia Social

Tecnologia Social envolve produtos, métodos, processos e técnicas que são criadas a fim de resolver problemas sociais. Deve atender os quesitos: simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social comprovado.
Um exemplo de tecnologia social envolve o aproveitamento total do coco babaçu. O babaçu serve de fonte de renda para pelo menos 400 mil quebradeiras de coco no Brasil, segundo estimativas do Ministério do Meio Ambiente. Da folha da palmeira pode-se fazer telhado para as casas e artesanato; do caule, adubo e estrutura de construções; da casca do coco, carvão para alimentar as caldeiras da indústria; do mesocarpo, a multimistura usada na nutrição infantil; da amêndoa pode obter-se ainda o óleo, empregado na alimentação e na produção de combustível, lubrificante e sabão. Abaixo, um vídeo sobre a tecnologia de aproveitamento integral do côco babaçu, desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia Social da Fundação Mussambê.



Tecnologia Social - Agroindústria do Babaçu por videosmussambe no Videolog.tv.

Este texto utilizou informações do texto Aproveitamento total do babaçu, de Vinícius Carvalho, jornalista do Portal da RTS. Disponível em: http://www.rts.org.br/noticias/aproveitamento-total-do-babacu

Nenhum comentário:

Postar um comentário