quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Economia Solidária



Economia Solidária porta em si uma espécie de ressurreição de valores que fazem parte da cultura do movimento operário: solidariedade, autogestão, autonomia, mutualismo, economia moral, e outros.
Apesar da diversidade de conceitos, pode-se caracterizar a Economia Solidária como “o conjunto de empreendimentos produtivos de iniciativa coletiva, com certo grau de democracia interna e que remuneram o trabalho de forma privilegiada em relação ao capital, seja no campo ou na cidade”.
Solidária não é sua não lucratividade, até porque a dimensão do lucro – ainda que renomeado como resultado, – está presente nas expressões mercantis da mesma. O lucro é, fundamentalmente, uma dimensão que permite auferir e avaliar a eficiência das atividades econômicas mercantis. Sua presença possibilita a capacidade dum empreendimento de reinvestir em si mesmo, se renovar e expandir define a sustentabilidade duma atividade econômica, sua vida dinâmica.
No Brasil, fruto deste movimento da economia solidária é o surgimento da Secretaria Nacional da Economia Solidária (SENAES), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego.
É fundamental perceber que os empreendimentos de economia solidária se encontram no mercado.
O conglomerado Mondragon se diferencia mundialmente por conjugar o cooperativismo de produção e distribuição (consumo), além da aplicação prática dos princípios cooperativistas.
É a maior cooperativa do mundo, com sede em Bilbao no País Basco, na Espanha, hoje conta com aproximadamente 42.000 postos de trabalho, constituindo um grupo empresarial integrado por mais de 120 empresas. Em 1998, teve um faturamento de US$ 5,5 milhões nas atividades industriais e US$ 6 milhões em recursos intermediados para sua atividade financeira.
A divisão interna da Mondragon Corporação Cooperativa, MCC, é estruturada nos setores financeiro, industrial e de distribuição. No setor financeiro, a corporação possui um Banco próprio chamado "Caixa Laboral". Este oferece serviços financeiros para todas as cooperativas do MCC e a terceiros. Desenvolvem também com outra entidade um serviço de leasing, de seguros e de previdência social, que orientam a atividade financeira, otimizando a rentabilidade e os fundos patrimoniais. Na distribuição, o MCC possui hipermercados, agências de viagens, estacionamentos e postos de gasolina. Já no setor industrial, a corporação é formada por quase 90 empresas, divididas em grandes setores. Trabalham desde máquinas pesadas até eletrodomésticos. A Fargo é líder no mercado espanhol de geladeiras e freezers.
O grupo começou no ano de 1956, quando cinco alunos da Escola Politécnica de Mondragon, fundada pelo Padre José Maria Arizmendiarrieta, abriram a primeira unidade produtiva da entidade, uma fábrica de aquecedores. Em 1959, entusiasmados com o sucesso do grupo, abriram uma cooperativa de casas populares. Na década de 60, eclodiram inúmeras cooperativas e todas foram se associando à hegemonia Mondragon.
A corporação teve como bases a educação e a solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário