Este blog tem por objetivo divulgar o modelo de autogestão e desenvolvimento empresarial e sua importância nos contextos da Administração atual. É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Autogestão e Desenvolvimento do curso Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Bruna, Bruna Ribeiro, Francielih Dorneles e Paula Barcelos
sábado, 4 de setembro de 2010
O que é economia solidária?
Muitos consumidores ainda enxergam na economia solidária apenas um meio encontrado por produtores de baixa renda ou desempregados para sobreviver. Com essa visão, a tendência é acreditar que adquirir produtos provenientes de cooperativas, associações, empresas autogestionárias e feiras de troca não passa de um pouco de caridade.
O que pouca gente sabe é que a economia solidária vai muito além da geração de renda e traz propostas de mudanças nas relações interpessoais e com o meio ambiente. Cooperação, não competição, preservação dos recursos naturais, não exploração dos trabalhadores, igualdade de poder na tomada de decisões na empresa e responsabilidade com a comunidade local onde o empreendimento está inserido são princípios que norteiam essa prática. Além da autogestão, eixo fundamental das organizações solidárias, também existe uma preocupação com o futuro do planeta e a finitude dos recursos .
Portanto, se o consumidor usa seu poder de compra para priorizar bens e serviços gerados a partir da economia solidária, está contribuindo diretamente para que os modelos econômicos, políticos e sociais sejam repensados e reconstruídos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário