quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Emprego X Empregabilidade

Vale ressaltar que há diferença entre essas duas funções.
Para entendermos melhor, precisamos saber a diferença entre emprego e trabalho.
  • Trabalho:podemos definir como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.É a necessidade do homem de sobreviver e perpetuar a espécie.Existe desde que o homem começou a transformar a natureza.
  • Emprego:Relação entre dois ou mais indivíduos, em que um organiza e outro executa.É a relação de interdependência entre as capacidades de trabalho.Tem o contratante e o contratado.

"TODO EMPREGO É UM TRABALHO, MAS NEM TODO TRABALHO É UM EMPREGO."

Vale dizer então que há diferença entre trabalho e emprego.Enquanto o primeiro envolve a atividade executada em si, o segundo refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.

  • Empregabilidade:O termo empregabilidade foi criado por José Augusto Minarelli, no fim dos anos 90.Remete á capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, á capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho.

Metáfora da empregabilidade:cada espécie de afalópode possui diferentes quantidades de tentáculos que são usados para agarrar as oportunidades e sobreviver num ambiente instavél e em mudanças constantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário