O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
De acordo com VALUE BASED MANAGEMENT (2007), Forças e Fraquezas (Strenghts e Weakness, S e W) são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores.
Já as Oportunidades e Ameaças (Opportunities e Threats, O e T) são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.
- Exemplo de como montar sua análise de swot:
Pontos Fortes:
· O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem?
· Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
· O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem?
Pontos Fracos:
· No que você pode melhorar?
· Onde você tem menos recursos que os outros?
· O que outros acham que são suas fraquezas?
Ameaças:
· Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar ?
· O que seu concorrente anda fazendo?
Oportunidades:
· Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
· Que tendências e "modas" você pode aproveitar em seu favor?
Nenhum comentário:
Postar um comentário