terça-feira, 16 de novembro de 2010

Influências sociais: o que são?

A influência social é um conceito que designa uma ação, de alguém motivar outro a realizar um ato até então desconhecido. A partir do estudo psicossocial, a influência social molda os comportamentos e é modelada pelas resposta obtidas.
Aronson, Wilson e Arket (2002), definem influência social como: “o processo pelo qual os comportamentos ou pensamentos de um indivíduo são alterados como conseqüência da ação de outros indivíduos.” Para Secord e Backman (1964) a influência social acontece quando “as ações de uma pessoa são condição para as ações de outra”.
"Os indivíduos imitam o comportamento dos membros dos grupos a que pertencem e, em especial, dos seus líderes porque a experiência ensinou-os a associarem imitação com recompensa" (Vala, 2002: 238). Neste caso, o autor cita a base de poder de recompensa do influenciador.
Será usado como exemplo, o artigo “Influência Social, Atribuição de Causalidade e Julgamentos de Responsabilidade e Justiça”, que revisa as bases de poder escritas por Raven (1965), e replica estudos anteriores que demonstram que comportamentos antinormativos, causado por influências de poderes de recompensa, informação e referência, são percebidos como mais internos e mais controlados; do que o comportamento provocado pelo uso de poderes de conhecimento, legitimidade e coerção.
Então, as influências sociais ocorrem quando um indivíduo é estimulado a comportar-se de acordo com as influências de seu grupo, de um líder, da sociedade, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário