sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Qual a influência dos grupos sociais em nosso consumo?

Influência social é um conceito que designa uma ação, de alguém motivar outro a realizar um ato até então desconhecido.

Portanto,existem uma série de fatores que nos influenciam a consumir, como: papéis sociais que possuímos na sociedade em que vivemos, os diversos grupos que participamos, a classe social da qual fazemos parte e a cultura em que estamos inseridas. Na medida que interagimos com os outros, tanto somos influenciados pelo que o outro consome, como também influenciamos as pessoas que convivem conosco e isso varia de indivíduo para indivíduo, as influências podem ser maiores ou menores, dependendo da pessoa referência, do grau de busca de se parecer com o outro, de querer se manter na moda, de buscar realizar algum motivo que nos satisfaça ou outro fator qualquer.

Podemos nos sentir influenciados pelo grupo que participamos, pelo critério de pertinência, ou seja, queremos nos sentir pertencendo a..., desejamos nos sentir aceitos, reconhecidos e por vezes, sermos o centro das atenções.

Assim, a partir dos papéis socias que possuímos e na medida em que passamos a fazer parte de novos grupos sociais, passamos a consumir de acordo com estes grupos, por exemplo:

1- Na família em que participamos, de acordo com a idade que possuímos , bem como de acordo com a nossa participação dentro da família, temos consumos específicos, pois os mesmos estão relacionados a idade, sexo, educação, etc.

2 - No trabalho, temos um formato de consumo na forma de nos vestir, que muitas vezes está dentro das exigências da empresa, segue normas, regras, exigências;

3- Nos diversos grupos que participamos sociais como: igreja, comércio, shopping, festas, bares, feiras, teatros, museus e, muitos outros.

4- O status, a busca dele, o não querer sair do patamar social em que se encontra, é um dos grandes fatores hoje trabalhado pela mídia no que diz respeito a você consumir cada vez mais e mais;

http://www.necessaire.com.br/qual-a-influencia-dos-grupos-sociais-em-nosso-consumo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário